Posso usar meu perfil para divulgar minha atividade profissional?
Saiba qual a melhor forma de divulgar sua atividade profissional no Facebook
Se você é um profissional autônomo, seja qual for a sua atividade profissional, conseguir novos clientes é uma busca constante e hoje em dia todos sabem da importância das redes sociais para divulgar seus trabalhos, mas o que nem todos sabem é a forma correta de fazer isso.
O erro mais comum é querer aproveitar o seu perfil pessoal para anunciar seus serviços, adicionar clientes como amigos, fazer postagens da sua atividade profissional e tudo mais relacionado. Até aí parece perfeito, não é?
O grande problema é que você também usa seu perfil para fazer postagens da sua vida pessoal e provavelmente já existem uma infinidade de postagens que foram feitas, desde fotos em festas, na praia ou em momentos de descontração com os amigos. Imagine que você é um advogado que tem diversos clientes como amigos no Facebook e um dia algum amigo engraçadinho posta uma foto em que você estava em uma festa depois de ter tomado todas e te marca. Com certeza sua imagem vai ficar prejudicada junto a seus clientes.
Acho que agora ficou claro porque você não deve fazer isso. Então é simples, você pode pensar, vou criar um perfil somente para as postagens profissionais, correto? Bem, isso é melhor do misturar suas postagens pessoais e profissionais, mas ainda não é a melhor opção.
O perfil do Facebook tem limitações para quem quer utilizá-lo de forma profissional que vão desde um número máximo de amigos (5.000 pessoas) até não permitir fazer anúncios e com isso alcançar mais pessoas fica mais difícil. Se você parar para pensar um pouco, fazer postagens que só os seus amigos veem é muito limitado. Embora alguns amigos compartilhem a postagem ou até te indiquem a outras pessoas, ainda é um número muito limitado para quem quer construir uma carreira de sucesso e precisa de clientes para completar a agenda da semana toda.
Mas então o que devo fazer? É simples, você deve criar uma Página no Facebook (mais conhecida como Fanpage)!
Criar uma Fanpage no Facebook é muito simples e, além de ter uma aparência mais profissional, possibilita utilizar vários recursos que quem tem um perfil não tem acesso como por exemplo fazer uma descrição do seu serviço, informar o local de trabalho, telefone, e-mail, fazer anúncios, impulsionar postagens para atingir mais pessoas e assim conseguir mais clientes, analisar qual o perfil das pessoas que curtem sua página, e vários outros.
Na sua página você pode colocar botões para o seu cliente te ligar, te mandar uma mensagem, ir para o seu site além de outras chamadas para ação muito úteis.
Como a página é criada a partir do seu perfil você consegue convidar todos os seus amigos para curtir e te dar uma ajuda divulgando o seu serviço.
Agora que você já sabe qual é a forma ideal para divulgar seu serviço no Facebook não perca tempo! Crie sua página, peça para seus amigos curtirem e compartilharem e comece a colocar conteúdo de valor para seu público potencial. Desta forma, conseguir novos clientes vai ser questão de tempo.