fbpx

5 dicas campeãs para advogados iniciantes

Aprender com as próprias experiências é um conselho legítimo e até necessário. No entanto, ter algumas cartas na manga também é uma sugestão de ouro para que você se destaque da concorrência e comece a fazer o seu nome no mercado. Conheça as dicas que preparamos para te ajudar nessa missão.

1. Conheça as necessidades do seu cliente

O melhor jeito de saber do que seu cliente precisa é ouvi-lo com atenção. Não o interrompa e proponha alternativas somente depois que ele concluir o que tem a dizer. Tenha sempre em mãos um papel e uma caneta, ou um bloco de notas virtual, para anotar pontos importantes do relato. Se perceber demandas em potencial, aponte isso a ele e diga como pretende agir. Jamais prometa o que não pode cumprir e nem dê o caso como vencido.

Transmita segurança apontando um caminho a ser seguido e mostre que você pode e vai atendê-lo bem. 

 

2. Tenha mentores

Mantenha um relacionamento próximo com colegas mais experientes, ex-chefes e professores. Contar com conselhos e ajuda de profissionais mais experientes é fundamental neste início de carreira.

Sempre que surgir insegurança, quando você não souber como agir em algum caso específico, desconhecer algum trâmite ou precisar de dicas de negócios e rotinas jurídicas, recorra ao seu “mentor”. Aquela máxima de que duas cabeças pensam melhor do que uma é muito bem-vinda nessas horas.

 

3. Respeite seu tempo e local de trabalho

Estabelecer uma rotina é fundamental para sua organização e produtividade. Fixe um horário de trabalho diário e organize seus dias de acordo com o tipo de atividade. Separe momentos específicos na sua semana para redação de peças, atendimento ao cliente, tarefas administrativas, marketing jurídico e outras atividades.

Se você trabalha em casa, separe um cômodo favorável à concentração para ser seu escritório. Tome bastante cuidado com o atendimento ao cliente. Uma dica interessante é utilizar as salas do ESPAÇO VIANA para fazer as reuniões com seus clientes. Assim, você poderá alugar a sala de acordo com seu tempo de permanência enquanto oferece um atendimento com muito mais tranquilidade e qualidade aos seus clientes.

 

4. Elabore uma boa petição inicial

A petição inicial é o fantasma de muitos advogados iniciantes, mas não precisa ser o seu. Tenha em mente que nenhum aspecto da sua petição inicial deve chamar mais atenção do que o conteúdo. Então, respeite as técnicas de redação profissional, o uso de margem, espaçamento entre linhas, os tamanhos e tipos de letras. Use negritos, itálicos e caixa alta com economia, apenas para o que é realmente necessário. Não use abreviações e evite palavras em latim – abra exceção somente para as mais conhecidas.

Você pode estruturar a petição em tópicos, mais ou menos como aprendeu para a segunda fase da OAB, ou expor o conteúdo de forma articulada, enumerando os parágrafos. Estabeleça um padrão e siga-o do início ao fim do documento.

Na hora de inserir os fatos na petição, não se limite a reproduzir as informações do seu cliente. Afinal, quando ele conversa com você, costuma passar as informações de forma emocional. Outro ponto muito importante: seja claro e respeitoso com a parte contrária. Independente do quão emocional seja a questão, aja racionalmente.

Após concluir a petição, leia e releia quantas vezes forem necessárias para que erros ortográficos ou falta de coesão e coerência não passem desapercebidos.

 

5. Ganhe experiência

Não existe outra forma de adquirir experiência que não seja colocando a mão na massa. Ter se apaixonado por uma área do direito na faculdade não garante amor eterno. As coisas mudam e você também pode mudar. Por isso, antes de decidir em qual setor focar, é interessante escolher algumas áreas que te interessam para atuar no início. Com a vivência, você conseguirá perceber a que mais se identifica e poderá se especializar, mergulhar de cabeça e até segmentar sua advocacia.

Não se esqueça que o dinheiro é, na maioria das vezes, consequência de um trabalho bem feito. Optar pela área que aparenta ser mais lucrativa, apenas por esse motivo, pode ser um tiro no pé.

 

Agora é só colocar em prática e seguir em frente com sua carreira como Advogado.

 

Adaptado do artigo disponível em https://www.aurum.com.br/blog/10-dicas-campeas-para-advogados-iniciantes/#otua

5 Benefícios em alugar Salas por Hora

Na hora de encontrar um lugar para atender seus cientes sempre bate uma dúvida de qual é a melhor...
facebook para profissionais

Posso usar meu perfil para divulgar minha atividade profissional?

Saiba qual a melhor forma de divulgar sua atividade no Facebook

Vale a pena atender por convênio?

Não é novidade que a busca por profissionais que atendam convênios é grande. Muitos pacientes...

Gostou? Deixe seu comentário.

Artigos Recentes

5 Benefícios em alugar Salas por Hora

Na hora de encontrar um lugar para atender seus cientes sempre bate uma dúvida de qual é a melhor opção. Para ajudar você a escolher vamos te falar...

Posso usar meu perfil para divulgar minha atividade profissional?

Saiba qual a melhor forma de divulgar sua atividade no Facebook

Vale a pena atender por convênio?

Não é novidade que a busca por profissionais que atendam convênios é grande. Muitos pacientes possuem planos de saúde e costumam fugir das consultas...

Como conseguir seus primeiros clientes?

Seja você psicólogo, terapeuta, psicopedagogo ou de outra área e decidiu ser autônomo e construir sua carreira de sucesso, neste artigo vamos dar algumas dicas que vão facilitar seu caminho para alcançar seu objetivo.

Como ter sucesso como terapeuta?

Pensar fora da caixa para conseguir mais clientes é a grande dica deste vídeo. Ser criativo e inovar na busca de novos clientes deve ser uma busca...
Entre em nossa lista e recebe novos conteúdos primeiro