Quem Somos
Espaço Viana
Aqui você encontra Especialistas em saúde mental para Crianças, Adolescentes e Adultos
Nós estamos aqui para ajudar
Somos um espaço compartilhado por psicólogos, psicanalistas e terapeutas especialistas em saúde mental de crianças, adolescentes e adultos e te ajudamos a encontrar o profissional que oferece o tratamento clínico com os melhores resultados para você, incluindo terapias individuais, terapias de casais e orientações familiares para pais.
Nós estamos aqui para te ajudar
Você tem ansiedade?
Você já lutou para se sentir calmo ou relaxado? Seus pensamentos o mantêm acordado à noite? Sua mente tende a acelerar, principalmente quando as demandas da vida se acumulam? Suas preocupações o impediram de dar o melhor de si no trabalho ou na escola?
Estamos aqui para te ajudar. A ansiedade é muito comum entre adultos, mas muito poucos procuram tratamento. Isso é problemático, pois a ansiedade crônica tende a causar estragos na saúde mental e física.
- Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns de ansiedade para adultos:
Nervosismo ou preocupação persistente - Dificuldade em dormir
- Coração acelerado
- Ataques de pânico
- Ruminando preocupações ou medos
- Tremores ou tremores
- Evitando determinadas configurações ou atividades
A ansiedade é considerada “clinicamente significativa” quando os sintomas afetam sua capacidade de desempenhar as rotinas normais do dia a dia. Todos nós experimentamos ansiedade de tempos em tempos, é uma reação emocional natural ao estresse ou ameaça prevista. Esses sentimentos ajudam a manter-nos motivados, alertas e vivos. Embora a ansiedade seja muito adaptativa, muita ansiedade pode ser devastadora.
A maioria dos adultos com ansiedade experimenta a disfunção ou a angústia. Por exemplo, se você não consegue dormir à noite por causa de preocupações e depois se atrasa ou fica lento no trabalho, os psicólogos consideram que isso está afetando negativamente sua vida. Ou talvez sua ansiedade mantenha o coração acelerado ao longo do dia, dificultando a atividades comuns da vida. Não deixe sua ansiedade impedi-lo de viver a vida que você deseja.
Por que tenho ansiedade?
O cérebro humano é incrivelmente bom em aprender, principalmente quando o aprendizado envolve uma forte resposta emocional. Por exemplo, quando você pensa um evento traumático, sua mente provavelmente está cheia de sentimentos e lembranças intensas daquele evento, mesmo que tenham acontecido há muitos anos. Assim como sua mente é capaz de recordar imagens daquele evento em um instante, sua mente é igualmente boa em recordar coisas que o fazem se sentir ansioso. Essa conexão é feita através de um processo de prevenção. A ansiedade pode ser conceituada como um ciclo de preocupação, prevenção e aprendizado.
Aqui estão algumas associações ansiosas comuns em adultos:
- Preocupação financeira
- Ansiedade social
- Ansiedade sobre teste ou desempenho atlético
- Preocupações com crianças ou familiares
- Solidão e não aceitação social
- Questionamento de identidade e crenças
- Preocupações com a saúde
A chave para superar essas e outras ansiedades envolve trabalhar com um terapeuta para interromper o ciclo de ansiedade e desafiar a desconfortável associação emocional.
Como é o tratamento para adultos com ansiedade?
O primeiro passo no tratamento requer um diagnóstico preciso que permite aos profissionais estabelecer um tratamento que possa acelerar seu progresso. A psicoterapia é o tratamento com melhores resultados para os sintomas de ansiedade, mas em alguns casos, também podem ser necessários medicamentos adequados.
Ao iniciar o tratamento da ansiedade, você aprenderá a:
- Controlar pensamentos preocupantes
- Regular para baixo suas emoções
- Durmir mais efetivamente
- Definir limites com estressores
- Ficar atento e presente
- Confrontar pensamentos ansiosos irracionais
- Sintir-se seguro e no controle de sua vida
Você tem depressão?
Você se sente sozinho? Cansado? Triste ou choroso? Sempre cansado? Perdido? Sem esperança? Muitos adultos no Brasil, particularmente aqui em Indaiatuba, enfrentam sintomas de depressão. O estresse de gerenciar a família, o trabalho, as finanças, a vida social e a saúde pode ser esmagador, principalmente quando não temos apoio.
A depressão é incrivelmente comum e os sintomas tendem a ser fáceis de identificar. Aqui estão alguns dos sinais de alerta mais prevalentes de depressão na idade adulta:
- Tristeza persistente ou irritabilidade
- Mudança no sono ou no apetite
- Pensamentos sobre auto-mutilação
- Desesperança
- Perda de energia
- Perda de interesse
- Isolamento social
Se você experimentou alguns desses sentimentos, não está sozinho. Os profissionais do Espaço Viana entendem como a depressão pode ser debilitante e queremos ajudá-lo a seguir em frente com sua vida.
O que causa depressão?
A Depressão é um processo que piora os sintomas ao longo do tempo. Freqüentemente começa com algum tipo de estressor principal. Alguns exemplos de estressores graves para adultos podem incluir problemas financeiros, manter os membros da família felizes, desempenho escolar ou perda de um ente querido. O estressor induz uma resposta emocional, como sentimentos de mágoa, tristeza, medo, preocupação ou raiva. O cérebro humano está preparado para aprender com as experiências emocionais de maneiras que nos mantêm vivos e seguros, o que significa que uma resposta emocional induzida pelo estresse pode liberar neurohormônios que entorpecem a dor e aumentar a conscientização para manter nosso corpo preparado para lidar com o estresse. Os adultos estão particularmente em risco pelas consequências físicas dos sintomas depressivos, que também podem contribuir para pressão alta, obesidade e outros problemas de saúde.
A liberação desses neurohormônios também pode induzir mudanças fisiológicas que, com o tempo, podem se tornar sintomas depressivos crônicos, como lentidão, tristeza persistente ou desânimo e pensamentos suicidas. Esses novos sintomas afetam o comportamento, resultando em isolamento, perda de interesse em atividades desfrutadas anteriormente e dificuldade no trabalho ou na escola. Essas mudanças geralmente levam a mais estressores, principalmente quando nos tornamos mais isolados dos outros.
Felizmente, o processo depressivo pode ser interrompido. Os psicólogos clínicos são treinados para ajudar adultos, assim como você, a superar os sintomas da depressão, abordando o ciclo de estresse e discórdia emocional através da escuta empática, construção de percepção e conscientização e mudanças comportamentais realistas.
Como é o tratamento para adultos com depressão?
O primeiro passo no tratamento requer um diagnóstico preciso por meio da avaliação de um especialista. Além disso, se houver sintomas de dano próprio ou suicídio, será necessário um plano de segurança para ajudar a mantê-lo seguro e saudável durante o processo de tratamento. Uma vez identificado o diagnóstico de depressão, o melhor tratamento envolve a psicoterapia, embora alguns adultos possam necessitar de medicamentos psiquiatricos adequados.
Ao iniciar a terapia para a depressão, você aprenderá a:
- Estabelecer metas significativas
- Priorizar seus valores
- Se cuidar
- Sintir-se normal e saudável
- Reduzir pensamentos negativos
- Ser fisicamente ativo
- Durmir eficientemente
- Identificar formas de pensar problemáticas
- Explorar seu eu psicológico único
- Ter energia e propósito
Os desafios da vida moderna tem exigido cada vez mais das pessoas e a incidencia de problemas psicólogicos tem aumentado com o passar dos anos. As terapias psicológicas são essenciais para o tratamento de grande parte desses problemas, como por exemplo:
1 . Trantorno Obsessivo Compulsivo
É uma doença em que o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, a pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis de natureza sexual, religiosa, agressiva entre outros, que são difíceis de afastar da sua mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente por determinados comportamentos.
2. Transtorno bipolar
É uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade.
3. Anorexia
É um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras.
Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
4. Transtorno de Personalidade Borderline
As pessoas com essa doença são indivíduos instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio).
Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas.
Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas.
5. Estresse Pós-Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático acontece quando se vivencia um trauma emocional de grande magnitude.
Esses traumas incluem guerras, catástrofes naturais, agressão física, estupro, assaltos e sérios acidentes. A pessoa tem recordações com muita aflição, incluindo imagens ou pensamentos do trauma vivenciado.
Sonhos amedrontadores também podem ocorrer e o indivíduo pode agir ou sentir como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente.
Se você ou um ente querido aparenta ter um desses transtornos procure a ajuda profissional espcializada dos profissionais do Espaço Viana.
Profissionais
Dúvidas Frequentes
As sessões de psicoterapias podem ser reembolsadas pelo convênio médico?
Cada plano de saúde tem um politica de reembolso. Para saber se o seu plano te dá a opção de remebolso é necessário entrar em contato com a operadora. Em caso positivo, deve ser informado o procedimento que deve ser feito. O profissional que realizou o atendimento emitirá os relatórios e recibos solicitados pelo plano de saúde.
Vocês trabalham com algum convênio?
Não. Os atendimento por convênio tem duração de apenas 30 minutos. Todos os profissionais que atendem no Espaço Viana trabalham com atendimentos de 50 minutos para uma evolução mais rápida do paciente, por isso só trabalham com o pagamento particular. Alguns convênios permitem o reembolso do valor da consulta para permitir que o paciente escolha o profissional com mais liberdade. Consulte essa opção em seu plano de saúde.
Como saber se eu preciso fazer terapia?
Algumas pessoas se motivam a procurar a psicoterapia mesmo sem identificar um problema especifico. Nesses casos, a vontade e o interesse em iniciar o processo já podem ser considerados motivos suficientes para marcar uma primeira entrevista. No primeiro encontro, ao refletir sobre o seu dia a dia, sua história de vida e os seus projetos, o terapeuta compartilha com a pessoa como a psicoterapia pode ajudá-la e promove uma reflexão sobre as principais questões que podem ser trabalhadas.
Outras pessoas que enfrentam crises mais agudas, seja de ansiedade, angústia, depressão, pânico e transtorno bipolar, entre outras, buscam a psicoterapia porque vem enfrentando um sofrimento intenso que compromete a possibilidade de exercer as atividades do dia a dia. Nesses casos, a psicoterapia é indicada e o objetivo do processo é diminuir a intensidade, para que se possa refletir sobre o significado dessa crise e promover as mudanças necessárias.
Existem também pessoas que procuram a psicoterapia quando começam a perceber que algumas situações se repetem em suas vidas. Muitas vezes, as pessoas podem fazer escolhas e se comportar dentro de um mesmo padrão sem que percebam. O objetivo da psicoterapia, nesse contexto, é ajudar a pessoa a ter clareza das suas necessidades e desenvolver recursos para quebrar os padrões que vem causando sofrimento.
Qual o objetivo de um processo de Psicoterapia?
O objetivo da psicoterapia é auxiliar o paciente no processo de autoconhecimento, na compreensão de suas dificuldades e conflitos, construindo junto com ele novas formas de enfrentar seus problemas, a fim de promover melhor qualidade de vida.
O tratamento psicológico é feito de forma individualizada e personalizada, respeitando as características particulares de cada um.
No processo psicoterapêutico é possível tratar qualquer tema que esteja gerando desconforto, como por exemplo: questões conjugais ou familiares, vínculos e relações interpessoais tanto no trabalho como na vida pessoal.
É indicada também para pessoas com transtornos de personalidade ou psicológicos, tais como: fobias, pânico, depressão, transtorno afetivo bipolar, ansiedade, transtorno compulsivo, transtornos alimentares, dentre outros. E ainda, atua sobre problemas de estresse pós-traumático, luto, problemas sexuais, alcoolismo e dependência química.
Além de ajudar em processos de crise, a psicoterapia é indicada a todos que buscam autoconhecimento e crescimento pessoal, para levar uma vida mais feliz.
Decidi fazer terapia, qual o primeiro passo?
O primeiro passo é marcar a primeira entrevista. Esse primeiro encontro serve para você conhecer o terapeuta, perceber se você se sente a vontade e se identifica com ela. Na entrevista, a psicóloga vai ouvir o motivo do seu interesse pela terapia e as suas expectativas. Ela também irá lhe fazer perguntas sobre o seu dia a dia e a sua história de vida, para que, ao final desse primeiro encontro, seja possível lhe dar uma devolutiva. Ou seja, a psicóloga vai te explicar como e no que a psicoterapia pode te ajudar. Na entrevista, também são combinados os valores, a forma de pagamento, frequência das sessões, férias e como proceder no caso de faltas.
Como é o agendamento e pagamento das consultas?
A primeira consulta é agendada com a Equipe do Espaço Viana, por telefone ou WhatsApp.
Dá segunda sessão em diante o paciente pode combinar mudanças de horário das sessões diretamente com o profissional.
Caso o paciente tenha algum imprevisto em relação ao horário agendado e não possa comparecer, deverá informar por WhatsApp com até 1 dia de antecedência do horário agendado. No prazo de 24 horas é realizado um novo reagendamento. Caso não seja avisado neste prazo de 1 dia antes, a sessão será consequentemente cobrada.
Qual a frequência e prazo do processo terapêutico?
Em geral realiza-se a psicoterapia uma vez por semana, mas existem casos em que existe a necessidade de uma maior frequência semanal, e isto será avaliado e decidido no início do processo e revisado sempre que necessário.
O prazo em que será realizado irá depender dos objetivos e evolução de cada paciente.
Determinar a duração de um tratamento psicológico é bastante impreciso, pois não depende apenas da ação do psicólogo. Existem alguns fatores, trazidos pelos pacientes, que influenciam o andamento da terapia e podem determinar a necessidade de um tempo maior ou menor para a obtenção dos resultados desejados.
Agendas abertas para atendimentos de Segunda à Sábado
Horário de Funcionamento de Segunda à Sexta das 08:00 as 22:00 e aos Sábados das 08:00 as 14:00.
Estamos te aguardando para ajudar.
Rua Tuiuti 504, Centro, Indaiatuba, SP
Rua Tuiuti 511, Centro, Indaiatuba, SP
Copyright 2023 – Espaço Viana – Todos os direitos reservados
Disclaimer: O Espaço Viana não detem responsabilidade sobre os profissionais e seus atendimentos.